domingo, 12 de agosto de 2012

O USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL NA ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO - RO

PROJETO: 
O USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL NA ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO

     Alunos e Professora do 4º ano B na Capa do Jornal Escolar

Artigo escrito sobre execução, desenvolvimento e resultados do Projeto

Veja aqui:

RAIMUNDO EDILBERTO RABELO.pdf

PROJETO COMPLETO



VEJA NO lINK ABAIXO:


aguarde....

 
Projeto desenvolvido com alunos, entre 09 e 14 anos, do 4° Ano do Ensino Fundamental, em parceria com a Professora Rosangela Bezerra Galdino de Almeida,  pelo Acadêmico Raimundo Edilberto Rabelo, do Curso de Mídias na Educação II, Fase Avançada (Pós-Graduação - TCC ), promovido pelo MEC, em Parceria com a SEDUC/RO e a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÕNIA, sendo tendo orientado orientado pela Professora Flávia Pansini.



O que é o Projeto? – É uma pesquisa experimental, numa modalidade organizativa do trabalho pedagógico conhecida como Projeto Didático,  com embasamentos teóricos, sob a utilização de jornais impressos e digitais na prática pedagógica das escolas, como ferramenta de ensino, sendo que, de acordo com a sua respectiva aplicação e resultados alcançados, estes retratam a preocupação com o uso adequado dessas mídias, tanto impressas quanto digitais.

Por quê o Projeto? – Primeiro, para demonstrar a importância que teve o jornal impresso, em determinado momento da minha infância, como única fonte de leitura, os quais eram utilizados para embrulhar mercadorias e outros objetos. Muitas vezes, eu pegava um pedaço de jornal velho, amarelado e com textos incompletos e lia, com prazer intenso, ao ponto, de tentar descobrir as palavras seguintes que foram rasgadas junto com o jornal, tal qual comemos um pedaço de pão e/ou  bebemos um copo de água. Tinha fome e sede de leitura. Segundo, para contribuir com o processo de desenvolvimento da leitura na escola, por meio dessa  mídia, tanto impressa quanto digital.

Onde foi desenvolvido o Projeto? –  Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei  Silvestre Bizzotto, situada na Alameda Pedro Costa, 2010, Bairro Nova Pimenta, Município de Pimenta Bueno – RO.

Quando foi desenvolvido o Projeto?  - O Projeto foi desenvolvido entre os meses de abril e junho de 2012, em 12 aulas de aproximadamente 120 min. cada.

Para que o Projeto? –  Até aqui demos informações gerais sobre o Projeto. A partir de agora seremos mais específicos e daremos detalhes das principais atividades desenvolvidas, por meio de alguns registros fotográficos, feitos durante a sua execução. Posteriormente, daremos maiores detalhes das atividades desenvolvidas, por meio da transcrição de registros. Aguardem... Antes, porém, sugerimos que, a fim de que veja a síntese do Projeto, acesse o slide, no link abaixo:

Link do slide: 



Também sugerimos que veja  o produto Final do Projeto: Jornal Escolar, feito pelos alunos participantes, no seguinte link:

Link do Jornal: 
 https://docs.google.com/open?id=0ByGIikTx1ropMU9mdEhtVVE4

     Alunos e Professora do 4º Ano expondo o Jornal, criado por eles.

Após a aprovação pela Banca da UNIR e respectiva publicação do Artigo, o divulgaremos aqui, assim como também faremos publicação Integral do Projeto.

Como o Projeto foi desenvolvido - Veja a seguir o registro de algumas atividades, por meio de fotos:

 Principais Jornais impressos que foram fundamentais para o bom desenpenho do Projeto

 Capa
Diário da Amazônia


 Estadão do Norte








Jornal do dia 15/05/2012




http://www.estadaoweb.com.br/



 Folha de Rondonia

Jornal do dia 15/05/2012


http://www.folhaderondonia.com.br/folha/folha.php



Folha Pimentense

Jornal da semana: 02 a 08 de maio de 2012





 Correio do Interior 

Jornal da Semana 12 a 18 de maio de 2012




***

Atividades Desenvolvidas no Projeto

Fase preparatória para execução do Projeto

Inicialmente, fizemos a apresentação do Projeto. Antes, porém, de iniciarmos a sua a execução trabalhamos com os alunos, utilizando impressos e digitais, os quais deram novos conhecimentos para os alunos, principalmente, no que diz respeito, às linguagens verbais e não verbais. Ou seja, escritas ou visuais. Isso deu ao projeto vida nova. Tanto é verdade que, mesmo sem querer, os alunos faziam referência aos tipos de linguagens , presentes nos textos, durante à execução do projeto, distinguindo semelhanças e diferenças. Isso foi fundamental para que o projeto tivesse um tido um ótimo resultado.



Apresentção do Projeto pelo cursista e pela Profª. da Sala





O cursista explica como é um jornal impresso 



A professora dá mais detalhes sobre o Jornal, focando sobre a comunicação e suas linguagens.


Os alunos folheiam e lêem o Jornal impresso, buscando informações sobre linguagens verbais e não verbais, distinguindo semelhanças e diferenças.

***

Para podermos iniciar a execução do Projeto, levantamos dados e informações sobre o acesso do jornal impresso, pelos alunos e seus familiares. 

QUESTIONÁRIO



Apresentamos, abaixo,  resultado parcial da pesquisa. Perguntamos: Você já leu um jornal? 17 alunos responderramque já leram sim, enquanto apenas 03 alunos responderam que nunca leram um jornal.No entanto, o quadro muda, quando perguntamos se eles tinham o hábito de ler Jornal. A resposta não nos surpreendeu. Mas, or outro lado, nos mostrou o inverso da situação anterior. 17 alunos falaram que não tinham o hábito de ler. Apenas 02 responderam que tinham o hábito de ler e somente 01 não respondeu ao questionário.
Capa de jornal

Cursista mostra capa de exemplares dos Jornais Principais de Rondonia
Diário da Amazonia e Estadão do Norte


Distribuição de Jornais 
Cursista e professora se preparam para fazer distribuição de um jornal para cada aluno, em grupos de dois, para que os mesmos pudem discutir sobre o que estavam lendo e vendo.









Após ser feita a distribuição, alunos lêem  e comparam os principais jornais do Estado.




Atividade escrita em que os alunos fazem comparação de notícias repetidas entre os jornais.

 Os alunos comparam motícias, retiradas do Jornal Diário da Amazônia e Estadão do Norte.





Atividade realizada a partir de uma notícia do Caderno Esportivo do Jornal Folha de Rondonia, onde os alunos descrevem seu esporte preferido



Comparação entre Jornal impresso e online

O cursista explica quais são as diferenças entre o Jornal Impresso e  o Jornal Digital.

Algumas notícias que aparecem no Jornal Impresso do 15-05-2012 são repetidas, lidas e comparadas nos jornais Digitais

Leitura e ilustração da notícia online, pelos alunos, sobre Assalto do Banco do Brasil em Machadinho do Oeste - RO

http://folhapimentense.com.br/Noticia.asp?Noticia=4861

Colocamos aqui, o exemplo de alguns desenhos escaneados






Alunos elaboram entrevistas e se preparam para entrevistar professores e funcionários da escola. 


Cada aluno elaborou uma entrevista, sendo que depois foram escolhidas as perguntas que tinham maior afinidade com a notícia jornalística.




Professor Roberto, de Educação Física, sendo entrevistado pelos alunos.




 Orientadora Lídia sendo entrevistada


 Alunos entrevistam a Vice-diretora



Alunos entrevistam a Supervisora Rosângela




RESULTADOS

Montagem do Jornal Escolar 

Cada aluno escreveu sua própria notícia, individualmente, de acordo com as entrevistas feitas, sendo escolhida aquele texto que tinha maior afinidade com textos jornalísitcos e criado um um só texto, por equipe. Assim, o jornal escolar foi organizado pelos alunos, a partir das linguagens verbais e não verbais dos jornais impressos e digitais, com os quais trabalhamos. Ou seja, leitura de textos escritos e leitura de textos visuais (imagens). Coube aos professores, apenas orientar como os alunos deveriam proceder, no caso de dúvidas, para realização dessa atividade.
Aguardem mais detalhes sobre..
Criando a notícia

As notícias foram produzidas no contexto da escola, a partir das entrevistas que eles fizeram aos professores e funcionários, tendo como exemplo básico, o modelo dos jornais impressos, envolvidos no projeto. Os textos revisados e corrigidos com a ajuda dos professores, sem, contudo, alterar sua estrututra textual.




Ilustrando a Notícia

Após as notícias serem escritas e revisadas, os escolheram um ilustrador, por equipe, para cada nótícia, com exceção da manchete principal, onde foi colocada uma foto deles com a professora.





https://docs.google.com/drawings/d/1N_w3dpXXS5fnuyYibc0xDMJUc2OK4OQtYcAGfM9t9sA/edit




Diagramação

A diagramação foi feita pelos  alunos, baseado no que eles viram nos jornais, contendo as manchetes e textos já distribuídos e organizados nas Páginas, tendo sido escolhido o modelo de diagramação de um aluno, respresentando a todos.

Arte Final 

Tivemos a colaboração imprescindível de Tiago, da Folha Pimentense, para fazer o acabamento final da diagramação.



 Apresentação do jornal



 


Após distribuir o Jornal Escolar Impresso, a professora acompanha a leitura dos alunos






Alunos expôem o jornal









Funcionário da Escola lê o Jornal Escolar




***
Outros...

***

Pedimos desculpa aos nossos leitores,  pelo atraso na publicação de algumas atividades , por motivo de problemas técnicos em nossas máquinas. Em breve, publicaremos novas informações. Grato pela compreeensão. Raimundo
***
Agradecemos o apoio que nos deram o Jornal Folha Pimentense e o Correio do Interior, por meio de Tiago e Rubens, respectivasmente. Também agradecemos aos mesmos, pelo apoio que continuam nois dando por meio da Cortesia de seus jornais, inclusive da Cortesia do Jornal Estadão do Norte, os quais dão aos nossos alunos acessso diário e/ou semanal.

***

Faça seu comentário, no link abaixo:

http://garotada-esperta.blogspot.com.br/2012/08/o-uso-do-jornal-impreso-e-digital-e.html