PROJETO:
O USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL NA ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO
Alunos e Professora do 4º ano B na Capa do Jornal Escolar
Artigo escrito sobre execução, desenvolvimento e resultados do Projeto
Veja aqui:
RAIMUNDO EDILBERTO RABELO.pdf
PROJETO COMPLETO
VEJA NO lINK ABAIXO:
aguarde....
Projeto desenvolvido com alunos, entre 09 e 14 anos, do 4° Ano do
Ensino Fundamental, em parceria com a Professora Rosangela Bezerra Galdino de Almeida, pelo Acadêmico Raimundo Edilberto Rabelo, do
Curso de Mídias na Educação II, Fase Avançada (Pós-Graduação - TCC ), promovido pelo MEC, em
Parceria com a SEDUC/RO e a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÕNIA, sendo tendo orientado orientado pela Professora Flávia Pansini.
O que é o Projeto? – É uma pesquisa experimental, numa modalidade organizativa
do trabalho pedagógico conhecida como Projeto Didático, com embasamentos teóricos, sob a utilização
de jornais impressos e digitais na prática pedagógica das escolas, como
ferramenta de ensino, sendo que, de acordo com a sua respectiva aplicação e
resultados alcançados, estes retratam a preocupação com o uso adequado dessas
mídias, tanto impressas quanto digitais.
Por quê o Projeto? – Primeiro, para demonstrar a importância que
teve o jornal impresso, em determinado momento da minha infância, como única
fonte de leitura, os quais eram utilizados para embrulhar mercadorias e outros
objetos. Muitas vezes, eu pegava um pedaço de jornal velho, amarelado e com
textos incompletos e lia, com prazer intenso, ao ponto, de tentar descobrir as
palavras seguintes que foram rasgadas junto com o jornal, tal qual comemos um
pedaço de pão e/ou bebemos um copo de
água. Tinha fome e sede de leitura. Segundo, para contribuir com o processo de
desenvolvimento da leitura na escola, por meio dessa mídia, tanto impressa quanto digital.
Onde foi desenvolvido o Projeto? –
Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Silvestre Bizzotto, situada na Alameda Pedro
Costa, 2010, Bairro Nova Pimenta, Município de Pimenta Bueno – RO.
Quando foi desenvolvido o Projeto? - O Projeto foi desenvolvido entre os meses de abril e junho de 2012, em 12 aulas de aproximadamente 120 min. cada.
Para que o Projeto? – Até
aqui demos informações gerais sobre o Projeto. A partir de agora seremos mais
específicos e daremos detalhes das principais atividades desenvolvidas, por
meio de alguns registros fotográficos, feitos durante a sua execução. Posteriormente,
daremos maiores detalhes das atividades desenvolvidas, por meio da transcrição
de registros. Aguardem... Antes, porém, sugerimos que, a fim de que veja a
síntese do Projeto, acesse o slide, no link abaixo:
Link do slide:
Também sugerimos que veja o produto Final do Projeto: Jornal Escolar, feito
pelos alunos participantes, no seguinte link:
Link do Jornal:
Após a aprovação pela Banca da
UNIR e respectiva publicação do Artigo, o divulgaremos aqui, assim como também
faremos publicação Integral do Projeto.
Como o Projeto foi desenvolvido - Veja a seguir o registro de algumas atividades, por meio de fotos:
Principais Jornais impressos que foram fundamentais para o bom desenpenho do Projeto
Capa
Diário da Amazônia
Estadão do Norte
Folha de Rondonia
Jornal do dia 15/05/2012
Folha Pimentense
Jornal da semana: 02 a 08 de maio de 2012
Jornal da semana: 02 a 08 de maio de 2012
***
Atividades Desenvolvidas no Projeto
Fase preparatória para execução do Projeto
Fase preparatória para execução do Projeto
Inicialmente, fizemos a apresentação do Projeto. Antes, porém, de iniciarmos a sua a execução trabalhamos com os alunos, utilizando
impressos e digitais, os quais deram novos conhecimentos para os alunos,
principalmente, no que diz respeito, às linguagens verbais e não verbais. Ou
seja, escritas ou visuais. Isso deu ao projeto vida nova. Tanto é verdade que,
mesmo sem querer, os alunos faziam referência aos tipos de linguagens ,
presentes nos textos, durante à execução do projeto, distinguindo semelhanças e
diferenças. Isso foi fundamental para que o projeto tivesse um tido um ótimo
resultado.
O cursista explica como é um jornal impresso
A professora dá mais detalhes sobre o Jornal, focando sobre a comunicação e suas linguagens.
Os alunos folheiam e lêem o Jornal impresso, buscando informações sobre linguagens verbais e não verbais, distinguindo semelhanças e diferenças.
***
QUESTIONÁRIO
Distribuição de Jornais
Comparação entre Jornal impresso e online
***
Outros...
***
***
Faça seu comentário, no link abaixo:
http://garotada-esperta.blogspot.com.br/2012/08/o-uso-do-jornal-impreso-e-digital-e.html
Para podermos iniciar a execução do Projeto, levantamos dados e informações sobre o acesso do jornal impresso, pelos alunos e seus familiares.
QUESTIONÁRIO
Apresentamos, abaixo, resultado parcial da pesquisa. Perguntamos: Você já
leu um jornal? 17 alunos responderramque já leram sim,
enquanto apenas 03 alunos responderam que nunca leram um jornal.No
entanto, o quadro muda, quando perguntamos se eles tinham o hábito de
ler Jornal. A resposta não nos surpreendeu. Mas, or outro lado, nos mostrou o
inverso da situação anterior. 17 alunos falaram que não tinham o hábito
de ler. Apenas 02 responderam que tinham o hábito de ler e somente 01
não respondeu ao questionário.
Capa de jornal
Cursista mostra capa de exemplares dos Jornais Principais de Rondonia
Diário da Amazonia e Estadão do Norte
Distribuição de Jornais
Cursista e professora se preparam para fazer distribuição de um jornal para cada aluno, em grupos de dois, para que os mesmos pudem discutir sobre o que estavam lendo e vendo.
Após ser feita a distribuição, alunos lêem e comparam os principais jornais do Estado.
Atividade escrita em que os alunos fazem comparação de notícias repetidas entre os jornais.
Os alunos comparam motícias, retiradas do Jornal Diário da Amazônia e Estadão do Norte.
Atividade realizada a partir de uma notícia do Caderno Esportivo do Jornal Folha de Rondonia, onde os alunos descrevem seu esporte preferido
Comparação entre Jornal impresso e online
O cursista explica quais são as diferenças entre o Jornal Impresso e o Jornal Digital.
Algumas notícias que aparecem no Jornal Impresso do 15-05-2012 são repetidas, lidas e comparadas nos jornais Digitais
Leitura e ilustração da notícia online, pelos alunos, sobre Assalto do Banco do Brasil em Machadinho do Oeste - RO
http://folhapimentense.com.br/Noticia.asp?Noticia=4861
Colocamos aqui, o exemplo de alguns desenhos escaneados
Professor Roberto, de Educação Física, sendo entrevistado pelos alunos.
Orientadora Lídia sendo entrevistada
Alunos entrevistam a Vice-diretora
Alunos entrevistam a Supervisora Rosângela
RESULTADOS
Montagem do Jornal Escolar
Ilustrando a Notícia
https://docs.google.com/drawings/d/1N_w3dpXXS5fnuyYibc0xDMJUc2OK4OQtYcAGfM9t9sA/edit
Diagramação
Arte Final
Leitura e ilustração da notícia online, pelos alunos, sobre Assalto do Banco do Brasil em Machadinho do Oeste - RO
http://folhapimentense.com.br/Noticia.asp?Noticia=4861
Colocamos aqui, o exemplo de alguns desenhos escaneados
Alunos elaboram entrevistas e se preparam para entrevistar professores e funcionários da escola.
Cada aluno elaborou uma entrevista, sendo que depois foram escolhidas as perguntas que tinham maior afinidade com a notícia jornalística.
Professor Roberto, de Educação Física, sendo entrevistado pelos alunos.
Orientadora Lídia sendo entrevistada
Alunos entrevistam a Vice-diretora
Alunos entrevistam a Supervisora Rosângela
RESULTADOS
Montagem do Jornal Escolar
Cada aluno escreveu sua própria notícia, individualmente, de acordo com as entrevistas feitas, sendo escolhida aquele texto que tinha maior afinidade com textos jornalísitcos e criado um um só texto, por equipe. Assim, o jornal escolar foi organizado pelos alunos, a partir das linguagens verbais e não verbais dos jornais impressos e digitais, com os quais trabalhamos. Ou seja, leitura de textos escritos e leitura de textos visuais (imagens). Coube aos professores, apenas orientar como os alunos deveriam proceder, no caso de dúvidas, para realização dessa atividade.
Aguardem mais detalhes sobre..
Criando a notícia
As notícias foram produzidas no contexto da escola, a partir das entrevistas que eles fizeram aos professores e funcionários, tendo como exemplo básico, o modelo dos jornais impressos, envolvidos no projeto. Os textos revisados e corrigidos com a ajuda dos professores, sem, contudo, alterar sua estrututra textual.
Ilustrando a Notícia
Após as notícias serem escritas e revisadas, os escolheram um ilustrador, por equipe, para cada nótícia, com exceção da manchete principal, onde foi colocada uma foto deles com a professora.
https://docs.google.com/drawings/d/1N_w3dpXXS5fnuyYibc0xDMJUc2OK4OQtYcAGfM9t9sA/edit
Diagramação
A diagramação foi feita pelos alunos, baseado no que eles viram nos jornais, contendo as manchetes e textos já distribuídos e organizados nas Páginas, tendo sido escolhido o modelo de diagramação de um aluno, respresentando a todos.
Arte Final
Tivemos a colaboração imprescindível de Tiago, da Folha Pimentense, para fazer o acabamento final da diagramação.
Apresentação do jornal
Após distribuir o Jornal Escolar Impresso, a professora acompanha a leitura dos alunos
Após distribuir o Jornal Escolar Impresso, a professora acompanha a leitura dos alunos
***
Outros...
***
Pedimos desculpa aos nossos
leitores, pelo atraso na publicação de algumas atividades , por motivo
de problemas técnicos em nossas máquinas. Em breve, publicaremos novas informações. Grato pela compreeensão. Raimundo
***
Agradecemos o apoio que nos deram o Jornal Folha Pimentense e o Correio do Interior, por meio de Tiago e Rubens, respectivasmente. Também agradecemos aos mesmos, pelo apoio que continuam nois dando por meio da Cortesia de seus jornais, inclusive da Cortesia do Jornal Estadão do Norte, os quais dão aos nossos alunos acessso diário e/ou semanal.
***
Faça seu comentário, no link abaixo:
http://garotada-esperta.blogspot.com.br/2012/08/o-uso-do-jornal-impreso-e-digital-e.html