domingo, 12 de agosto de 2012

O USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL NA ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO - RO

PROJETO: 
O USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL NA ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO

     Alunos e Professora do 4º ano B na Capa do Jornal Escolar

Artigo escrito sobre execução, desenvolvimento e resultados do Projeto

Veja aqui:

RAIMUNDO EDILBERTO RABELO.pdf

PROJETO COMPLETO



VEJA NO lINK ABAIXO:


aguarde....

 
Projeto desenvolvido com alunos, entre 09 e 14 anos, do 4° Ano do Ensino Fundamental, em parceria com a Professora Rosangela Bezerra Galdino de Almeida,  pelo Acadêmico Raimundo Edilberto Rabelo, do Curso de Mídias na Educação II, Fase Avançada (Pós-Graduação - TCC ), promovido pelo MEC, em Parceria com a SEDUC/RO e a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÕNIA, sendo tendo orientado orientado pela Professora Flávia Pansini.



O que é o Projeto? – É uma pesquisa experimental, numa modalidade organizativa do trabalho pedagógico conhecida como Projeto Didático,  com embasamentos teóricos, sob a utilização de jornais impressos e digitais na prática pedagógica das escolas, como ferramenta de ensino, sendo que, de acordo com a sua respectiva aplicação e resultados alcançados, estes retratam a preocupação com o uso adequado dessas mídias, tanto impressas quanto digitais.

Por quê o Projeto? – Primeiro, para demonstrar a importância que teve o jornal impresso, em determinado momento da minha infância, como única fonte de leitura, os quais eram utilizados para embrulhar mercadorias e outros objetos. Muitas vezes, eu pegava um pedaço de jornal velho, amarelado e com textos incompletos e lia, com prazer intenso, ao ponto, de tentar descobrir as palavras seguintes que foram rasgadas junto com o jornal, tal qual comemos um pedaço de pão e/ou  bebemos um copo de água. Tinha fome e sede de leitura. Segundo, para contribuir com o processo de desenvolvimento da leitura na escola, por meio dessa  mídia, tanto impressa quanto digital.

Onde foi desenvolvido o Projeto? –  Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei  Silvestre Bizzotto, situada na Alameda Pedro Costa, 2010, Bairro Nova Pimenta, Município de Pimenta Bueno – RO.

Quando foi desenvolvido o Projeto?  - O Projeto foi desenvolvido entre os meses de abril e junho de 2012, em 12 aulas de aproximadamente 120 min. cada.

Para que o Projeto? –  Até aqui demos informações gerais sobre o Projeto. A partir de agora seremos mais específicos e daremos detalhes das principais atividades desenvolvidas, por meio de alguns registros fotográficos, feitos durante a sua execução. Posteriormente, daremos maiores detalhes das atividades desenvolvidas, por meio da transcrição de registros. Aguardem... Antes, porém, sugerimos que, a fim de que veja a síntese do Projeto, acesse o slide, no link abaixo:

Link do slide: 



Também sugerimos que veja  o produto Final do Projeto: Jornal Escolar, feito pelos alunos participantes, no seguinte link:

Link do Jornal: 
 https://docs.google.com/open?id=0ByGIikTx1ropMU9mdEhtVVE4

     Alunos e Professora do 4º Ano expondo o Jornal, criado por eles.

Após a aprovação pela Banca da UNIR e respectiva publicação do Artigo, o divulgaremos aqui, assim como também faremos publicação Integral do Projeto.

Como o Projeto foi desenvolvido - Veja a seguir o registro de algumas atividades, por meio de fotos:

 Principais Jornais impressos que foram fundamentais para o bom desenpenho do Projeto

 Capa
Diário da Amazônia


 Estadão do Norte








Jornal do dia 15/05/2012




http://www.estadaoweb.com.br/



 Folha de Rondonia

Jornal do dia 15/05/2012


http://www.folhaderondonia.com.br/folha/folha.php



Folha Pimentense

Jornal da semana: 02 a 08 de maio de 2012





 Correio do Interior 

Jornal da Semana 12 a 18 de maio de 2012




***

Atividades Desenvolvidas no Projeto

Fase preparatória para execução do Projeto

Inicialmente, fizemos a apresentação do Projeto. Antes, porém, de iniciarmos a sua a execução trabalhamos com os alunos, utilizando impressos e digitais, os quais deram novos conhecimentos para os alunos, principalmente, no que diz respeito, às linguagens verbais e não verbais. Ou seja, escritas ou visuais. Isso deu ao projeto vida nova. Tanto é verdade que, mesmo sem querer, os alunos faziam referência aos tipos de linguagens , presentes nos textos, durante à execução do projeto, distinguindo semelhanças e diferenças. Isso foi fundamental para que o projeto tivesse um tido um ótimo resultado.



Apresentção do Projeto pelo cursista e pela Profª. da Sala





O cursista explica como é um jornal impresso 



A professora dá mais detalhes sobre o Jornal, focando sobre a comunicação e suas linguagens.


Os alunos folheiam e lêem o Jornal impresso, buscando informações sobre linguagens verbais e não verbais, distinguindo semelhanças e diferenças.

***

Para podermos iniciar a execução do Projeto, levantamos dados e informações sobre o acesso do jornal impresso, pelos alunos e seus familiares. 

QUESTIONÁRIO



Apresentamos, abaixo,  resultado parcial da pesquisa. Perguntamos: Você já leu um jornal? 17 alunos responderramque já leram sim, enquanto apenas 03 alunos responderam que nunca leram um jornal.No entanto, o quadro muda, quando perguntamos se eles tinham o hábito de ler Jornal. A resposta não nos surpreendeu. Mas, or outro lado, nos mostrou o inverso da situação anterior. 17 alunos falaram que não tinham o hábito de ler. Apenas 02 responderam que tinham o hábito de ler e somente 01 não respondeu ao questionário.
Capa de jornal

Cursista mostra capa de exemplares dos Jornais Principais de Rondonia
Diário da Amazonia e Estadão do Norte


Distribuição de Jornais 
Cursista e professora se preparam para fazer distribuição de um jornal para cada aluno, em grupos de dois, para que os mesmos pudem discutir sobre o que estavam lendo e vendo.









Após ser feita a distribuição, alunos lêem  e comparam os principais jornais do Estado.




Atividade escrita em que os alunos fazem comparação de notícias repetidas entre os jornais.

 Os alunos comparam motícias, retiradas do Jornal Diário da Amazônia e Estadão do Norte.





Atividade realizada a partir de uma notícia do Caderno Esportivo do Jornal Folha de Rondonia, onde os alunos descrevem seu esporte preferido



Comparação entre Jornal impresso e online

O cursista explica quais são as diferenças entre o Jornal Impresso e  o Jornal Digital.

Algumas notícias que aparecem no Jornal Impresso do 15-05-2012 são repetidas, lidas e comparadas nos jornais Digitais

Leitura e ilustração da notícia online, pelos alunos, sobre Assalto do Banco do Brasil em Machadinho do Oeste - RO

http://folhapimentense.com.br/Noticia.asp?Noticia=4861

Colocamos aqui, o exemplo de alguns desenhos escaneados






Alunos elaboram entrevistas e se preparam para entrevistar professores e funcionários da escola. 


Cada aluno elaborou uma entrevista, sendo que depois foram escolhidas as perguntas que tinham maior afinidade com a notícia jornalística.




Professor Roberto, de Educação Física, sendo entrevistado pelos alunos.




 Orientadora Lídia sendo entrevistada


 Alunos entrevistam a Vice-diretora



Alunos entrevistam a Supervisora Rosângela




RESULTADOS

Montagem do Jornal Escolar 

Cada aluno escreveu sua própria notícia, individualmente, de acordo com as entrevistas feitas, sendo escolhida aquele texto que tinha maior afinidade com textos jornalísitcos e criado um um só texto, por equipe. Assim, o jornal escolar foi organizado pelos alunos, a partir das linguagens verbais e não verbais dos jornais impressos e digitais, com os quais trabalhamos. Ou seja, leitura de textos escritos e leitura de textos visuais (imagens). Coube aos professores, apenas orientar como os alunos deveriam proceder, no caso de dúvidas, para realização dessa atividade.
Aguardem mais detalhes sobre..
Criando a notícia

As notícias foram produzidas no contexto da escola, a partir das entrevistas que eles fizeram aos professores e funcionários, tendo como exemplo básico, o modelo dos jornais impressos, envolvidos no projeto. Os textos revisados e corrigidos com a ajuda dos professores, sem, contudo, alterar sua estrututra textual.




Ilustrando a Notícia

Após as notícias serem escritas e revisadas, os escolheram um ilustrador, por equipe, para cada nótícia, com exceção da manchete principal, onde foi colocada uma foto deles com a professora.





https://docs.google.com/drawings/d/1N_w3dpXXS5fnuyYibc0xDMJUc2OK4OQtYcAGfM9t9sA/edit




Diagramação

A diagramação foi feita pelos  alunos, baseado no que eles viram nos jornais, contendo as manchetes e textos já distribuídos e organizados nas Páginas, tendo sido escolhido o modelo de diagramação de um aluno, respresentando a todos.

Arte Final 

Tivemos a colaboração imprescindível de Tiago, da Folha Pimentense, para fazer o acabamento final da diagramação.



 Apresentação do jornal



 


Após distribuir o Jornal Escolar Impresso, a professora acompanha a leitura dos alunos






Alunos expôem o jornal









Funcionário da Escola lê o Jornal Escolar




***
Outros...

***

Pedimos desculpa aos nossos leitores,  pelo atraso na publicação de algumas atividades , por motivo de problemas técnicos em nossas máquinas. Em breve, publicaremos novas informações. Grato pela compreeensão. Raimundo
***
Agradecemos o apoio que nos deram o Jornal Folha Pimentense e o Correio do Interior, por meio de Tiago e Rubens, respectivasmente. Também agradecemos aos mesmos, pelo apoio que continuam nois dando por meio da Cortesia de seus jornais, inclusive da Cortesia do Jornal Estadão do Norte, os quais dão aos nossos alunos acessso diário e/ou semanal.

***

Faça seu comentário, no link abaixo:

http://garotada-esperta.blogspot.com.br/2012/08/o-uso-do-jornal-impreso-e-digital-e.html










51 comentários:

  1. Respostas
    1. Nota de esclarecimento: todos os comentários postados pelos alunos, em que aparecem como assinabte a Equipe de Comunicação Midiática, foram feitas por eles próprios(alunos), na sala de leitura, com acesso direto ao editor do blog, sem precisar ser monitarados. Por isso, alertamos que os comentários postados de outro lugar, precisarão primeiro de monitoramento para aparecer aqui. Obrigado pela compreensão. Raimundo

      Excluir
  2. Boa Tarde Garotada do 4º Ano A, da Escola Frei Silvestre Bizzotto, obrigado pelo comnetário, O professor Raimundo nos Passou que tinham postado um Comentário, porém não conseguimos visualá-lo em monitoramento. Deve ter havido algum engano na postar o comentário. Favor postar novamente. Qualquer dúvida nos proccure na escola. Equipe de Apoio Midiático e 4º Ano B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o blog é muito intereçante e fala de coisas muto entereçante e as fotos da turma ficou muito bonitas adorei de Pamela,Caroline e Leirekely.eu Pamela tenho uma pergunta porque Equipe de Apoio Midiato 4ºAno B.

      Excluir
    2. Olá Turma do 4º Ano A. Muito obrigado pela participação de vocês aqui no Blog e por seus comentários. Continuem sempre assim. Respondendo a Pergunta de Pamela: Na verdade, Equipe de Comunicação Midiática é a equipe de profissionais da escola, responsável pela manutenção do Blog, da qual eu, Raimundo, faço parte. Fui eu que respondi, en nome dessa equipe e dos alunosdo 4º Ano B, como professor que executou o projeto. Aguarde que os próprios alunos respondam seus comentários. Obrigado Raimundo

      Excluir
    3. oi boa tarde eu me chamo josiane sou do 4 ano b
      eu gosto muito de ler porque a leitura leva a gente a imaginaçao e tambem e muito bom ler.
      eu gosto mas de poesia e outras historias porque
      podemos contar para os filhos, para os netos e contar para quem gosta de ler.
      a leitura e muito importante para mim.
      beijos e abraços.

      Excluir
    4. oi eu me chamo rafael do 4 ano B eu gosto muito de ler por que a leitura leva a gente a imaginaçao e tambem e muito bom de ler .rafael

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado a você, anônimo, pelo seu comentário acertado. Da próxima vez se indentifique... Tenha um bom dia. Raimundo

      Excluir
    2. muito obrigado sou muito grato a você. DANIEL JUNIOR

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que legal, Kevin, você ter gostado de participar do nosso projeto! Valeu! Continue lendo jornal e postando aqui nesse blog e nessa página, alguma notícia que você considera importante que soube no seu bairro, na sua rua, na sua cidade ou de qualquer jornal. O convite para os demais alunos da escola Frei Silvestre Bizzotto.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigado Josiane! Obrigado pela grande que você deu ao peojeto. Raimundo

      Excluir
  6. PARABENIZO O PROFESSOR RAIMUNDO E PROFESSORA ROSANGELA.KARINE.S.F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karine. Sua participação foi muito importante no Projeto! Raimundo

      Excluir
    2. OI KARINE
      QUERO TE PARABENIZAR PELA SUA DEDICAÇÃO E CRIATIVIDADE NO PROJETO DESENVOLVIDO NA SUA SALA.
      CONTINUE SENDO ESSA ESTUDANTE MARAVILHOSA LEVANDO A SÉRIO SEUS ESTUDOS.
      PARABENS 4ºB
      SUA ORIENTADORA DE ONTEM HOJE E SEMPRE.
      BJS!LUCILIA

      Excluir
  7. AGRADECEMOS AO PROFESSOR RAIMUNDO POR ESSE PROJETO..TAINARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Taianara! Obrigado também pela sua participação no projeto pois ela foi muito importante para todos nós. Raimundo

      Excluir
  8. AGRADECEMOS A PROFESSORA ROSANGELA EO RAIMUNDO POR ENSINAR O USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL NA ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO - RO D.IEGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Diego! Muito obrigado pelo seu envolvimento no projeto. Sua participação é decisiva. Raimundo

      Excluir
  9. AGRADECEMOS AO PROFESSOR RAIMUNDO E A PROFESSORA ROSANGELA,RODRIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo! Sua participação e a do seu mano Rafael também foram muito importante para nós. Lembra que eu sempre me confundia com vocês dois? Como vocês são idênticos!... Quero agradecer pelo esforço de vocês dois no projeto. Raimundo

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigado Micael! Sua participação foi e continua sendo muito importante para o projeto, pela força de vontade e garra que você tem. Vá em frente que você chegará lá... Raimundo

      Excluir
  11. Gostei muito do trabalkho que fizeram. Ficou bem feito. Aluna Vanessa 5 ano B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vanessa! Vocês também poderão desenvolver um bom projeto se desejarem. Estou ansioso para dividir com vocês do 5° Ano ( e outras turmas )o que aprendi com os alunos do 4° Ano B. Estou aguardando vocês. Raimundo

      Excluir
  12. Gostei muito do trabalho, porque mostra a pratica do jornal. E atraves dele pode-se trabalhar todas as disciplinas. Aluno Maicon do 5 ano B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maicon. É isso mesmo... Você sacou a parada. Com a leitura de jornais impressos ou Digitais, poderemos trabalhar os diversos conteúdos das outras disciplinas, ao mesmo tempo, sem perda de tempo. Isso se chama interdisicplinaridade. Esperamos por você na sala de Leitura, para ler algumas notícias dos jornais disponíveis. Raimundo!

      Excluir
  13. O trabalho foi bem organizado. Aluno Laerte Souza 5 ano B

    ResponderExcluir
  14. Gostei da entrevista que fizeram. Disse a aluna Jorgina 5 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorgina! Recomendo que passe a ler também algumas notícias, nos jornais, na sala de leitura. Aguado Você lá. Raimundo

      Excluir
    2. Eu gosto muito da sala de leitura, porque lá é legal!!!Jorgina

      Excluir
    3. Que bom que você gosta de ler, jorgina! Parabéns! Continui sempre assim! Raimundo

      Excluir
  15. eu gostei muito do que eles fizeram por que atraves do jornal tráz bastante noticias.aluna herica do 5 ano b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hérica! É verdade... Notícias não servem só para ser espalhadas, mas para serem lidas, estudadas e rescritas. Daí a importância do Jornal impresso e digital. Raimundo

      Excluir
  16. eu gostei do trabalho que eles fizeram por que tem muitas noticias legais. aluna;debora do 5 ano b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Débora. As notícias legais também podem ser lidas e construídas na sala de aula, não é verdade? Vamos ler mais na sala de aula? Raimundo

      Excluir
  17. eu gostei por que eu achei legal e interesante e ler jornal é importante.aluna do 5 ano b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você anônima. Com certeza! È muito legal, interessante e importante ler jornal. E na sala de aula ainda mais... Raimundo

      Excluir
  18. Obrigado a todos vocês alunos e professora Rosangela, do 4º Ano B. os quais contribuiram muito para tivéssemos um resultado, Vocês foram as peças chaves para completarmos esse quebra-cabeça! Muito obrigado e muito sucesso. Raimundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero aproveitar para parabenizar todos vocês , alunos do 4° ano B pelo sucesso no Projeto!

      Muito sucesso para todos vocês!

      Raimundo

      Excluir
  19. Quero agradecer também os alunos do 4º Ano A, pela contribuição que deram ao conhecerem este projeto. Raimundo

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado também a vocês, alunos do 5º Ano B, pela contribução ao conhecerem o Projeto e postarem seus comentários aqui. Raimundo

    ResponderExcluir
  21. Bom dia nossos queridos leitores, alunos e professores! Em breve teremos uma surpresa da sala de leitura, aqui neste blog. Aguardem... Enquanto ela não vem, tentem adivinhar o que será, o que será... que está para acontecer? Porém, se você não conseguir adivinhar o que poderá ser, ainda tem uma saída. Dê uma ou mais sugestões, para serem implementadas, aqui no blog, pela sala de leitura. Talvez, suas sugestões possam ser aceitas pela nossa Equipe da Sala de Leitura. Nos mande suas sugestões por aqui mesmo ou procure o Raimundo, na sala de leitura. Para quem tiver dado as melhores sugestões, esolhidas por nós, haverão "outras surpresas" (promoção válida somente para os alunos, professores e funcionários desta escola, porém, aceitamos sugestões de fora, sem, no entanto, poderem participar da promoção "Outras Surpresas". Participem... Você pode construir algo maravilhoso! Sucesso...

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  23. Esperamos todos vocês, queridos leitores, na Sala de Leitura! Raimundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero teve medando aula de leitura .karine

      Excluir

Faça seu comentário aqui e espere a liberaçãodo Moderador, para ser publicado. Obrigado por você participar do nosso blog. Equipe de Comunicação Midiática