segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PROJETO: LER E APRENDER NO MUNDO FANTÁSTICO DOS GÊNEROS TEXTUAIS







GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA FREI SILVESTRE BIZZOTTO





PROJETO:
LER E APRENDER NO MUNDO FANTASTICO DOS GÊNEROS TEXTUAIS






ANO 2012







PROJETO:  Ler e Aprender no Mundo dos Gêneros textuais
PARTICIPANTES: Todos os alunos.
TEMPO DE EXECUÇÃO:
3º e 4º bimestre 


JUSTIFICATIVA

O Projeto “  Ler e Aprender no Mundo dos Gêneros textuais “ está inserido em nosso Plano de Ação para o semestre , e também contemplando os projetos Educação para o Transito e Cultura da Paz . O presente projeto visa a melhoria do ensino aprendizagem tanto na leitura como na escrita, oportunizando ao aluno o desenvolvimento nas produções textuais, bem como despertar o prazer de ler.
 
OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como principal objetivo potencializar os processos de leitura e escrita a partir de atividades desenvolvidas com gêneros textuais, trabalhando com o livro “O Carteiro Chegou” de Janete & Allan Ahlberg.

ATIVIDADES
DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS
Oficina 1:
- Apresentação da situação e do projeto à classe;
    - Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro para atualizar a leitura dos contos infantis tradicionais e produzir uma carta final para um dos personagens de histórias infantil tradicionais.
- Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros;


OBJETIVOS SEREM DESENVOLVIDOS


-Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas.
- Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais.




Oficina 2
- Um pouquinhos de história: o desenvolvimento dos meios de comunicação

- Compreender o desenvolvimento dos meios decomunicação a partir da leitura crítica da reportagem Recados do passado;
Oficina 3
- Reconhecimento das condições de produção do gênero textual 1: carta de pedido de desculpas
-Discutir por meio da leitura dos gêneros os
elementos principais do contexto de produção por meio de um quadro comparativo entre eles.
- Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
-Escrever uma lista de constatação sobre o gênero.
Oficina 4
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 2: panfleto de propaganda

-Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto  voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
-Refletir com as crianças, por meio do
planejamento  o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
- Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.
Oficina 5
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 3 e 4 : cartão postal e cartão de aniversário
-Praticar a escrita de um cartão de aniversário
trazido pelo professor.
-Ler um cartão postal trazido pelo professor .
Oficina 6
- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais 4 e 5: carta de comunicação de publicação de livro e carta de comunicado de despejo.

-Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
-Ler as cartas presentes no livro.
-Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
- Escrever um registro diferenciando as três cartas trabalhadas.
Oficina 7
-A produção coletiva/grupo de uma carta para um personagem de um conto infantil trabalhado para dar continuidade ao livro.
- Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
- Realizar um debate oral sobre algumas
possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
 -Orientar o processo de planejamento.
Expor as cartas na sala.

CONTEÚDOS
Gêneros literários:
Poesia /Conto Tradicional/Fábula/Lenda/Carta/Bilhete/Diário/Conto de fadas
Mitos brasileiros/Crônica/Anúncio/Notícia/Instruções/Instrucional/Informativo
Biografia/Convite.
EIXOS TEMÁTICOS

Educação para o Transito,  A cultura da PA.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para desenvolver o projeto será feita a apresentação no pátio da escola onde será apresentado o livro “O carteiro chegou ”com um aluno caracterizado como profissional do correio “  o carteiro” que entregará  as cartas nas salas para os alunos .  Onde  os alunos irão desenvolver no decorrer do bimestre as atividades de escrita e leitura de acordo com os gênero textual fazendo uso das função de escrita com uso social , ex:  escrita de uma carta solicitando quebra mola e  sinalização  em frente a escola ,  seguindo a sequencia da história apresentada no livro  . Contaremos no decorrer do projeto com a presença de um carteiro oficial do correio para falar de sua rotina de trabalho.  Como produto final a exposição dos trabalhos elaborado pelos alunos .

RECURSOS/HUMANOS
Os próprios alunos, juntamente com o professor;

CD, data show, computador e internet;       

                                                                                           
Portal do professor; 

Sulfit   

 Toner  

Lápis de cor  
                                                                                                                                      
Cola Envelope           
                                                                                                                                
 Fita dupla face

AVALIAÇÃO

 
A avaliação será contínua, no decorrer das atividades, através de observação, registros, analisando o interesse, a participação e o desempenho dos alunos;
REFERÊNCIAS
 Janete & Allan Ahlberg - “O Carteiro Chegou” de.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2008/gestar2/lingport/tp4_lingport.pdf



ATIVIDADES DESENVOLVIDASPELOS ALUNOS DO 1º ANO B - VESPERTINO 

Professora Lucília


Oficina 1

























PALESTRA DO GERENTE DOS CORREIOS DE PIMENTA BUENO, SR. ABIEZER, SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CORREIOS E DA PROFISSÃO DE CARTEIRO